Exclusivo: Índios fazem Coordenador do Distrito Especial de Saúde Indígena do Araguaia de refém na aldeia e exigem a presença do Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Veja o Video

09/10/2014 18:05
09/10/2014 - Exclusivo: Índios fazem Coordenador do Distrito Especial de Saúde Indígena do Araguaia de refém na aldeia e exigem a presença do Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Veja o Video

O clima na cidade de São Félix do Araguaia – MT e região são de tensão, em busca de mudanças e melhorias na saúde indígena, as lideranças das comunidades indígena dos povos Karajá, ocuparam o prédio da SESAI nesta manhã, 09, revoltado com o que considera descaso com a saúde indígena levaram o Coordenador do Distrito Especial de Saúde Indígena do Araguaia (DSEI), Milton Martins de Sousa, para aldeia Santa Isabel, onde permanecerá até que se resolvam algumas reivindicações feitas pelas lideranças indígenas que cobram a falta de atendimento e assistência de saúde nas aldeias, nos pólos de saúde e casas de saúde indígenas. As lideranças indígenas exigem a presença o secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza.

 

Segundo uma das lideranças Marcelo Milton foi levado para aldeia porque a SESAI não atendeu às reivindicações dos índios. A maior reclamação deles é com relação a precariedade na assistência à saúde indígena.

“Estão brincando com a saúde do povo indígena, fingindo cuidar dos mesmos. Em que realmente a secretária de saúde indígena. Queremos respeito, queremos que o recurso público investido na saúde indígena seja realmente de fato concretizado. Estamos cansados de enganação, de utopia, queremos ação, trabalho e acima de tudo respeito com nosso POVO INDÍGENA DE TODO O PAÍS”, finalizou Dr. Samuel Karajá.

 

Os índios prometeram liberar Milton quando o Secretário Antônio Alves atender as reivindicações que eles fizeram para autoridades de Brasília. Para lideranças indígenas a questão de saúde é problemática nas aldeias e nos pólos de saúde indígena. Os índios estavam nervosos, mas prometeram tratar bem o Coordenador Milton.

Os indígenas prometem liberar Milton de Souza só com a presença secretário Especial de Saúde Indígena Antonio Alves. Estiveram presentes as lideranças das aldeias Fontoura e Santa Isabel: Cacique Habuydia, Clhy Mairu, Waixa Karajá, Teowore Karajá, Cacique Sansão Karajá e Ximké Karajá.

 

 

Voltamos a qualquer momento com mais informações:

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia