Médico filho de Barra do Garças dará palestra de como se prevenir da doença de Alzheimer

 

 

 

 

 

 

 

O crescente impacto social da Doença de Alzheimer em todas as partes do mundo e as claras projeções que apontam para o crescimento na quantidade de casos e custos a ele associados, fez com que a Unimed Araguaia através do seu Programa de Responsabilidade Social, trouxesse para Barra do Garças nos dias 12 e 13 de dezembro, a palestra com o Nutrólogo, pós-graduado em Geriatra e Gerontologia Dr. Leandro Minozzo, com o tema: “Doença de Alzheimer – Como se Prevenir”.

Médico, nascido em Barra do Garças, Dr. Leandro Minozzo, é considerado hoje um dos maiores especialistas do país quando o assunto refere-se aos caminhos para prevenção ou postergação da doença. 

Após dois anos de intensa pesquisa, o médico Leandro Minozzo, apresenta os resultados de 200 estudos científicos sérios referentes a doença de Alzheimer, considerada degenerativa e que atinge mais de um milhão de brasileiros. Atualmente com o aumento da população de idosos tende a crescer. A doença degenerativa é incurável de causa desconhecida, que começa a ser percebida com a perca da memória e o senso de orientação, e evolui para um quadro de perca motora, descontrole no raciocínio, no falar e total dependência de terceiros. Hoje existem tratamento para retardar o aparecimento do sintoma e seguidamente surgem teorias de que fazer palavras cruzadas ou comer aquele ou outros alimentos, fazer exercícios físicos podem ajudar a prevenir a doença. Será verdade ou essa é uma doença hereditária que você já nasce com propensão para desenvolver em algum momento da vida? 

“Como a doença não possui tratamento curativo, resta-nos dar ênfase à prevenção, pois a abordagem desse assunto vem sendo muito pouca explorada em nosso país. O objetivo da minha palestra é trocar o medo por atitudes, onde as pessoas da melhor idade poderão conhecer com exclusividade as maneiras de se evitar ao máximo a doença de Alzheimer, podendo a partir desse momento, buscar o melhor caminho para uma vida saudável e mais distante possível dessa triste enfermidade. Mostrarei como a doença se desenvolve e quais os caminhos para sua prevenção ou postergação” ressalta o médico palestrante.

“Temos muito a fazer a fazer, convido a todas as pessoas da melhor idade que participem desse momento único, e conheçam a medicina exclusiva para idosos que busca a longevidade com qualidade de vida numa linguagem acessível e franca do Médico Barra-garcense Dr. Leandro Minozzo”. destaca o Presidente da Unimed Araguaia Dr. José Luiz Lauro

Ao final das palestras haverá sessões de autógrafos do Dr. Leandro Minozzo, autor do Livro "Doença de Alzheimer - Como se prevenir", lançado recentemente e publicado pela editora AGE. 

Em uma parceria, centenas de livros foram publicados através de um apoio cultural do Programa de Responsabilidade Social da Unimed Araguaia. A distribuição dos livros que é considerada uma obra pioneira na literatura nacional será gratuita aos participantes das palestras. 

Não perca, dia 12 de dezembro a partir das 20 horas no auditório da Unimed Araguaia palestra para toda a classe médica, e no dia 13 a partir das 9 da manhã (Auditório Fernando Peres) com acesso livre ao público.


O Que é a doença de Alzheimer? 

A Doença de Alzheimer é uma doença caracterizada pela perda progressiva da memória episódica que induz um indivíduo a ter dificuldades em raciocinar, pensar, falar e ainda altera o comportamento físico e mental do mesmo. Manifestando-se em pessoas a partir dos 50 anos de idade, a doença provoca estado de demência, pois dificulta a relação social e familiar, já que o indivíduo pode se esquecer de seus familiares, amigos, de seus hábitos, de onde está, entre outros fatores. 

“Ao contrário do que muitos ainda pensam, geriatria não é a medicina exclusiva de idosos, mas sim aquela que busca longevidade com qualidade de vida” – Leandro Minozzo - Nutrólogo, pós-graduado em Geriatra e Gerontologia

 

Assessoria Unimed / GETúLIO COSTA