Operação “Carro de Boi” da Polícia Civil prende quadrilha que furtava gado há mais 10 anos no Araguaia

04/06/2014 - Operação “Carro de Boi” da Polícia Civil prende quadrilha que furtava gado há mais 10 anos no Araguaia

Seis mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos, hoje, durante a operação "Carro de Boi", deflagrada pela Polícia Judiciária Civil com apoio da Polícia Militar, no município de Alto Boa Vista (região Nordeste). 

 

Quatro pessoas acusadas de comandar furtos de gado na região há mais dez anos foram presas. Na operação também foram apreendidas duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 municiado, uma espingarda calibre 36, e vários projéteis intactos e deflagrados. 

 

Os acusados G.J.C., 63 anos; V.J.C., 59 anos; L.J.C., 34 anos; e R.M.F., 50 anos, foram presos por força de mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça. Conforme o delegado Rogério da Silva Ferreira, as investigações iniciaram no começo deste ano para identificar a quadrilha que cometia furto de gado na região. 

 

O delegado informou que nas diligências, os policiais civis identificaram os quatro suspeitos, que irão responder crimes de furto qualificado, organização criminosa. No curso da investigação, a Polícia Civil descobriu que os suspeitos estavam coagindo testemunhas e vítimas por meio de ameaças de morte. Com as provas e indícios da atividade criminosa, a autoridade policial representou pelo pedido de prisão preventiva da quadrilha, e pelo mandado de busca e apreensão domiciliar nas residências dos envolvidos, fundamentado na preservação da ordem pública e na conveniência da instrução criminal. 

 

As ordens foram deferidas pelo Poder Judiciário da Comarca de São Félix do Araguaia e pelo Ministério Público local. “A organização criminosa agia na cidade de Alto Boa Vista e região há mais de dez anos. A prisão dos suspeitos vai trazer paz aos produtores rurais da cidade e região que não suportavam mais o medo gerado no campo pelos furtos nas propriedades rurais”, destaca o delegado. 

 

Em menos de um ano, a Polícia Judiciária Civil de Alto Boa Vista recuperou mais de 100 cabeças de gado furtadas e esclareceu cinco furtos de gado, com a prisão de  nove pessoas. Nas investigações, foram indiciadas outras 14 pessoas pela pratica de furto qualificado de gado, associação criminosa e do crime de organização criminosa. 

 

Ao todo foram utilizadas oito viaturas e mobilizados 22 policiais envolvidos na operação policial. 

 

 

Fonte: Redação Só Notícias