Ponte quebra próxima a cidade de Alto Boa Vista e ônibus, quase tomba a caminho de São Félix do Araguaia

05/11/2013 - Ponte quebra próxima a cidade de Alto Boa Vista e ônibus, quase tomba a caminho de São Félix do Araguaia

 

Um ônibus da empresa Barrattur por pouco não tombou na manhã da ultima segunda-feira (04/11), na passagem que liga Alto Boa Vista – MT, sentido São Félix do Araguaia – MT, na primeira ponte conhecido como "PERIQUITO". Era por volta das 10 horas.  Devido às condições precárias da ponte de madeira, próxima a cidade de Alto Boa Vista. No local havia uma placa de sinalização indicando para um desvio, mas o motorista acreditou-se que a ponte não cederia ao peso do veículo. Os passageiros viveram momentos de apreensão, as pessoas foram retiradas com urgência e apesar do susto, ninguém saiu ferido. O motorista acionou uma patrola para retirar o ônibus, em seguida a empresa enviou outro ônibus para fazer a baldeação dos passageiros.

 

 

É de costume apenas em época chuvoso os políticos querer arrumar as estradas e pontes dessa região, pois em seguida vem a desculpas; “Tivemos que parar por causa da chuva”, e entra o período de estiagem nada faz para arrumar. Quem viaja pela região do Araguaia em período chuvoso está correndo risco de morte. A qualquer hora a estrutura desaba e acontece uma tragédia semelhante ao que aconteceu com o ônibus da Barrattur.

 

 

Os motoristas que fazem essa região em época de chuvas são considerados uns verdadeiros heróis, pois deixa familiares em casa sem saber se retorno com vida. Definitivamente, vida de motorista de caminhão não é fácil. São as faltas de placas de sinalização faltando, que quando vem alguém de fora nem sabe encontrar os lugares que procura e nem ao menos achar os nomes das cidades desejadas. 

 

Espero que nesse PAC seja realmente investido como estão sendo feitas as obras para a Copa do Mundo, atropelando tudo do que se diz ética de licitação. Justificam que é por causa do tempo curto.

 

No Araguaia a situação das estradas está cada vez pior o que é uma vergonha para um estado rico hoje se destacando como um dos maiores produtores de grãos do País, ter suas estradas que dão escoamento das safras para os grandes centros, nesta situação. É bom para os eleitores ficarem atentos nas próximas eleições e escolherem melhor o nosso representante, porque alguns que aí estão não está com nada.

 

Ha muitos anos se arrasta a conclusão de Pavimentação asfaltica do Trecho das BRs 158 e 242, os motivos são muitos, mas principalmente falta de empenho das Lideranças Políticas que passaram por cerca de três décadas, de onde só levaram votos com falsas promessas de conclusão, tem dificuldades sim, posso falar que conheço o trecho, mas tecnicamente não posso dar opinião,sou leiga, mas como digo -infelizmente só um cego não pode ver- os benefícios da conclusão deste obra, que será o calço que falta para alavancar ainda mais o desenvolvimento da Região. O Araguaia Precisa de Visão e não de visionários.

 

O grande problema não é você eleger um analfabeto para cuidar dos destinos das cidades. A tristeza e assessorar-se por um bando de incompetentes. Apareça pelo amor de Deus um Iluminado para cuidar das estradas da região do Araguaia estamos isolados. Não temos como desenvolver qualquer atividade que dependa de locomoção por estes infernos que se tornaram nossas estradas. Espera-se que as populações da região do Araguaia na próxima eleição recebam os candidatos caça de votos como eles os recebem nos seus gabinetes. Mas será mesmo que queremos mudanças? Acho que não, pois a mais de quarenta anos somos ignorados, menosprezados, desvalorizados e continuamos votando em candidatos que não são da região do Araguaia.

 

E vocês, caros deputados, qual foi o último projeto de lei que os senhores apresentaram pra melhoria de nossa região???  Nobres deputados o que tem a nos dizer??? Sei que não nos dirão nada. Vocês são muito gentis com todos, nos receberam, nos ofereceram ajuda. Nós nos propomos a ajudá-los também. E daí?  Chego à conclusão que estamos fazendo papel de bobos. Vocês dizem que estão fazendo, que a região vai melhorar... Então divulguem, nos mostrem, nos desmintam... O povo tem boa vontade, tenta ajudar, elogia quando fazem coisas boas, então, nada mais justo que reclamar quando nada está funcionando. 

 

Sinto, com profundo pesar que as cidades dessa região não se desenvolvam, o que é importante sempre fica pra trás e tenho muita pena daqueles que tentam e acreditam numa coisa que não dá mais, que não serve pra nós. O pior é esse desânimo todos os Araguaensses, como dizem: entregaram pra Deus, não basta a fé, é preciso lutar para dias melhores. As pessoas confiáveis que temos aqui têm que sair da toca, não vamos continuar entregando nossas cidades assim de mãos beijada. Vamos à luta.

 

Alerta aos motoristas que estão vindos para região do Araguaia, que tenham cuidado especial ao passarem sobre o trecho sem asfalto.

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia e Fotos: Shelbi Silva