SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA REALIZARÁ O 22º FAC - FESTIVAL ARAGUAIA DA CANÇÃO

29/05/2014 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA REALIZARÁ O 22º FAC - FESTIVAL ARAGUAIA DA CANÇÃO

O brilhantismo das outras edições do FAC motivou o poder Executivo do município a repetir uma nova edição. Dessa vez pontuada de prestígio, incentivo e busca incessante de revelar novos talentos

 

A Secretaria de Educação e Cultura de São Félix do Araguaia estará realizando entre os dias 17, 18 e 19 de julho de 2014, na Praia do Morro, em plena Temporada de Praia, o FAC - Festival Araguaia da Canção. Conforme informações fornecidas por Adalberto Rodrigues da Silva, Coordenador de Transporte Escolar, o 22º FAC é um Festival de música popular brasileira, inédita, em livre estilo, três categorias, a ser realizado pela Prefeitura Municipal.


"O festival tem o cunho essencial de divulgar o potencial cultural e artístico do município, interagindocom  outras culturas e artistas brasileiros, elevando o nome do município às diversas fronteiras, com tudo atraindo os turistas para a nossa região", informa o regulamento.


O festival também é motivado pelo intercâmbio cultural entre artistas de diversas culturas musicais vindos para São Félix do Araguaia por consequência do Festival Araguaia da Canção - FAC, todavia, o legado é o incentivo aos novos artistas e novas descobertas de talentos, artistas locais escondidos no município, que através do evento possa se tornar grades artistas de reconhecimento nacional.


 A categoria Livre Local e Gospel Local são fundamentadas na inclusão das crianças, jovens e adultos ao cenário cultural do país, incentivando os mesmos a descobrir seus talentos para a arte musical através do FAC – Festival Araguaia da Canção.


A premiação exclusiva para os artistas da região do município de São Félix do Araguaia – MT, se dá devido a grande concorrência dos artistas de renome no cenário nacional e participações em grandes festivais que vem todos os anos participar do FAC e com isso os artistas locais se sentem amadores e impossibilitados de concorrer por se acharem menos preparados tecnicamente para o evento do porte do FAC. "Para estimular e investir na nossa cultura local, esta gestão 2013-2016, vem resgatar os artistas esquecidos e descobrir os novos talentos em nosso município, premiando uma categoria exclusivamente para os artistas residentes neste município", enfatiza o regulamento.


Os artistas locais poderão participar da sua categoria exclusiva e ainda concorrer com outra música em umas das outras duas categorias: Livre Nacional e Gospel Nacional.
A Secretaria de Educação e Cultura Terezinha Gomes e a Prefeitura Municipal, através do seu gestor José Antônio de Almeida - Baú - prestarão todo o apoio e incetivo ao evento, que traz orgulho para São Félix do Araguaia.


 

Informações, inscrições e tira-dúvidas: Secretaria de Educação e Cultura, fone 66 3522 1004 e e-mailfestival.araguaia2014@hotmail.com e Site da Prefeitura: 

www.sãofelixdoaraguaia.mt.gov.br/novosdownloads


 


Redação: Sergildo Ribeiro Gonzaga

Vetor/Arte: Sebastian Garcia