Taques tem minoria na AL, mas deve buscar apoio dos outros deputados

Ao contrário da Câmara Federal, onde tem o apoio de cinco dos oito integrantes da bancada mato-grossense, o governador eleito Pedro Taques (PDT) não conseguiu garantir maioria na Assembleia. Somente 11 dos 24 deputados estaduais são da coligação Coragem e Atitude pra Mudar.
 
A coligação Amor a Nossa Gente, do candidato derrotado Lúdio Cabral (PT), garantiu oito vagas.  Os apoiadores de Janete Riva (PSD), da coligação Viva Mato Grosso, obtiveram cinco. Juntas, as bancadas de oposição têm 13 deputados e podem causar transtornos ao governador logo no inicio do mandato, dificultando a aprovação de mensagens do Executivo.
 
Entretanto, os governistas podem cooptar o apoio de deputados eleitos pelas coligações adversárias em negociações durante os meses de transição.  Ocorre que há parlamentares, principalmente do PR e do PSD, que estiveram ao lado dos ex-governadores Dante de Oliveira (PSDB), Blairo Maggi (PR) e do atual Silval Barbosa (PMDB), são apegados às benesses do poder e não teriam dificuldades em responder positivamente a primeira sinalização de Taques em busca de apoio.  
 
Além disso, a proximidade de alguns com o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) e outras lideranças do grupo do pedetista pode facilitar as conversações.
 
Bancadas
 
ustamente PR e PSD, que têm as maiores bancadas, com cinco e quatro deputados estaduais respectivamente, serão oposição a Taques. O oposicionista PMDB tem três deputados, mesma quantidade que PSB e PSDB, que vão compor a situação.
PDT e PV, aliados de Taques, terão dois deputados cada. Já DEM e Solidariedade, um da oposição e outro situacionista, conseguiram eleger apenas um parlamentar.

 

Por:  Jacques Gosch

 

Veja o posicionamento de cada deputado eleito:

 

Situação 
 
Botelho – PSB
Dilmar Dalbosco – DEM
Zeca Viana – PDT
Leonardo Albuquerque – PDT
Guilherme Maluf – PSDB
Max Russi – PSB
Wilson Santos – PSDB
Oscar Bezerra – PSB
Wancley – PV
Taborelli – PV
Saturnino Masson – PSDB
Oposição  
Mauro Savi – PR
Sebastião Rezende – PR
Baiano Filho – PMDB
Romoaldo Júnior – PMDB
Nininho – PR
Emanuel Pinheiro – PR
Wagner Ramos – PR
Silvano Amaral – PMDB
Janaína Riva – PSD
Walter Rabello – PSD
Zé Domingos – PSD
Pedro Satélite – PSD
Zé do Pátio - Solidariedade