Trinta e dois municípios de MT ficarão de fora do horário de verão

11/10/2013 18:09

 

O horário de verão inicia no dia 20 deste mês e termina no dia 16 de fevereiro do ano que vem. A mudança no relógio vai valer para todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os relógios devem ser adiantados em um hora, em Mato Grosso, exceto em 32 municípios localizados na região do Araguaia (regiões Leste e Nordeste) que acompanham o fuso horário de Brasília: Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.

O Ministério das Minas e Energia aponta que que nos últimos anos a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo, que geralmente ocorre entre as 18h e 21h. No entanto, as usinas deixaram de gerar no horário de grande carga, cerca de 2.000 megawatts a cada ano, ou 65% da demanda média anual do Rio de Janeiro, ou 75% da de Porto Alegre.

A quadragésima terceira edição do horário de verão que começa a meia noite de domingo (20) será também mais curta, que a de 2012, com apenas 111 dias de duração. Ano passado foram 133 dias, a mais longa das edições.

 

Escrito por Só Notícias/José Carlos Araújo