Valesca Popozuda é chamada de grande pensadora e vira questão de prova no DF

 
(Foto: Arquivo pessoal)

(Foto: Arquivo pessoal)


Uma questão de uma prova de filosofia de uma escola pública de Taguatinga, no Distrito Federal, vem provocando polêmica após ter sido compartilhada nas redes sociais. Na pergunta, o aluno faz uma pergunta sobre a música "Beijinho no ombro" da funkeira Valesca Popozuda, que é classificada como "grande pensadora contemporânea".

 

"Segundo a grande pensadora contemporânea Walesca (sic) Popozuda, se bater de frente", diz a pergunta. Entre as alternativas, o aluno deve escolher entre "É só tiro, porrada e bomba", "É só beijinho no ombro", "É recalque" ou "É vida longa".

Na imagem compartilhada nas redes sociais, o aluno questiona no próprio teste se a pergunta deve ser levada a sério. Para o professor da faculdade de educação da Universidade de Brasília, Cleiton Hércules, a questão é descabida.

"Não vejo nenhum problema em usar trechos de músicas ou poemas em provas. Por outro lado, eu faria algumas restrições ao chamar a funkeira de grande pensadora, já que esse tipo de título deve ser dado a pessoas que tenham dado alguma contribuição significativa à produção seja musical, teatral ou no campo acadêmico. Chamá-la de grande pensadora parece um exagero", afirma Hércules.

Nos comentários nas redes sociais alguns alunos que fizeram a prova disseram acreditar que a questão foi incluída por brincadeira, para descontrair. Procurada, a Secretaria de Educação disse que não comentaria o caso e que o próprio professor, Antonio Kubitscheck, falaria sobre a prova nesta terça-feira.



O Clipe da música "Beijinho no Ombro", lançado há três meses, tem mais de 22 milhões de visualizações na internet. Em show na quinta-feira passada na Capital Federal, a funkeira prometeu que o próximo clipe será gravado em Brasília e terá cenas em frente ao Congresso Nacional.