Conferência Municipal da Cultura é realizada pela primeira vez em São Félix do Araguaia

15/09/2018 10:02

14/09/2018 - Conferência Municipal da Cultura é realizada pela primeira vez em São Félix do Araguaia

A prefeitura municipal através da secretaria municipal de educação e cultura realizou neste dia 13 de setembro de 2018 a 1ª Conferência Municipal de Cultura de São Félix do Araguaia – MT com o tema “A Cultura Como Vetor de Desenvolvimento Econômico e Social” para construção de propostas que serão apresentadas na IV conferência Estadual de Cultura e Eleição de Delegados, contando com grande predominância de participantes da sociedade civil, alunos e servidores público ao qual se reuniram para debater e construir de forma participativa políticas públicas para a cultura com a oportunidade de trocar experiências, discutir, elaborar e avaliar políticas culturais.

A conferência é o fórum ampliado de participação da sociedade civil e uma das formas de interferir na execução das políticas de cultura. Dentre os participantes, o conselho municipal de cultura as escolas estaduais e particulares, e acenou com o empenho de mobilizar toda sociedade os demais gestores públicos do município onde foi debatido as intenções para consolidar as ações culturais estaduais e municipais.

Ao participar da abertura do evento, junto com o esposo Wemes Leite (secretário de Administração), a prefeita Janailza Taveira Leite (SD) afirmou que o principal objetivo da Conferência é acolher e reconhecer todas as iniciativas ligadas à cultura. “A partir deste evento teremos mais conhecimento e força para alavancar a cultura, a economia e geração de renda.”, declarou a chefe do executivo.

 

O Representando do legislativo de São Félix do Araguaia o presidente vereador  Antonio Miranda (PP), pontuou que a conferência vem para somar no desenvolvimento na cultura local. “Parabenizo aos organizadores da conferência, que fizeram uma programação rica em conteúdo para nosso povo.

 

Para a secretária de Educação Dinalva Ribeiro, um evento enriquecedor para a população e que trará bons resultados. “Possibilitamos com este evento uma escolha por qual caminho iremos trilhar para desenvolvermos as riquezas culturais de nosso município.

 

A elaboração das propostas foi realizada em grupos com discussão aberta, compartilhamento dos resultados por eixos assim definidos:

 

EIXO 1 – GESTÃO E DESENVOLVIMENTO 

GT 1 – Gestão, implantação, manutenção do CPF – Conselho, Plano e Fundo 

GT2 – Financiamentos para a cultura 

GT 3 - Economia criativa e inovação

 

EIXO 2 – POLÍTICA CULTURAL E CIDADANIA 

GT1 – Democracia, direitos culturais e diversidade 

GT2 – Patrimônio, memória e biblioteca

Fechando com a eleição dos delegados que representarão o município de São Félix

Araguaia na IV conferência estadual de cultura

 

Delegados eleitos: Antônio Augusto Miranda, Fabiana Aguiar da Silva, Zeyla Santana Borges.

 

Suplentes: João Neto Pinto, Juliana Ferreira do Nascimento, Elzimaria Pereira Lima (Vanessa Lima)

 

A IV edição da conferência estadual está prevista para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2018.

 

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia